quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE PELOTAS SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NA SECULT

Pelotas, RS, 03 de Agosto de 2009

Olá Sr. Prefeito
Meu nome é Alexandre Mattos Meireles, 35 anos, natural de Pelotas - RS sou um Trabalhador da Cultura, faço parte do Coletivo de Cinema Moviola Filmes, e sou sócio na Empresa Caio Lopes Produções Culturais Ltda.
Já estive em seu gabinete, quando gentilmente, o senhor recebeu a mim e a equipe do Projeto Giamarê – Odara, Tambores do Sul, aprovado pela edital CAIXA Cultural, e que tive a felicidade de ser o co – autor e produtor executivo do projeto.
Senhor Prefeito, tenho vivido meus últimos anos entre palcos, teatros, sets de filmes, estúdios de gravação, espetáculos, vans, ônibus e aviões, levo muito a sério a profissão que exerço e sempre pautei minha conduta pela cordialidade, seriedade e profissionalismo. Escrevo essa afim de lhe relatar da maneira rude e truculenta como eu e o Senhor Antonio Carlos Bohm Lopes fomos recebidos pelo Secretário de Cultura Mogar Pagaxa Xaxier na tarde de segunda – feira quando nos dirigimos até a Secretaria de Cultura afim de tentarmos um diálogo com o Sr. Pagana acerca dos cancelamentos de espetáculos e seus desdobramentos, fomos buscar uma via saudável afim de tornar mínimo o nosso prejuízo, tentar remanejar alguma data e entrar em algum acordo amistoso com a Secretaria.
Fomos recebidos pelo Sr. Pagana Xavier com um tom de voz elevado, dedo em riste bradando expressões como “ te arranca daqui”, “Não tenho mais tempo pra gastar contigo rapaz” “Sai da minha área já...”, “Só não te bato porque tu é baixinho...”, “Some daqui...” demonstrando destempero e uma falta de educação muito aquém de que se espera de um homem que ocupa o cargo de Secretário de Cultura do Município de Pelotas, cidade que tenho muito orgulho de ter nascido mas que infelizmente me envergonha por ter a frente da pasta de Cultura esse Senhor que se demonstrou grosseiro e com pensamentos tão pouco arejados, no meu humilde entendimento a cultura passa também pelo arejamento das idéias, precisamos espanar o mofo, secar a umidade das cabeças mais antigas, descer dos gabinetes e casarões e ver o que se respira por ai, a cidade pulsa e a cultura por essas plagas brota em qualquer espaço, canto, parede, até na umidade que nos é tão próxima, mas é necessário olhos atentos e boa vontade para enxergar. Prefeito Fetter, no meu entendimento e com certeza no da maioria de meus pares, o Senhor Mogar não representa os nossos interesses nem está próximo do que eu espero de um secretário de Cultura, visto que suas idéias são ultrapassadas e pouco arejadas, quando existem, mas veja bem isso é uma opinião pessoal e um observação bem mais antiga do que o fato ocorrido na tarde de segunda-feira.
Escrevo como cidadão e trabalhador indignado, pois fomos recebidos com dedo em riste, gritos coléricos e expressões típicas de quem se acha dono da cadeira e do prédio, ledo engano Sr Prefeito, eu sou tão dono quanto ele, talvez mais legitimo até, pois foi com barro e sangue negro, (o mesmo que corre em minhas veias) que essa cidade foi erguida. Sei muito bem Sr. Prefeito que não cabe lembrar ao Senhor quem foi que construiu todo o espetacular casario que encanta e traz inúmeros visitantes a nossa cidade, então jamais irei me omitir quando fatos como esses ocorrerem novamente, e encarecidamente peço-lhe alguma atitude em relação ao fato ocorrido e a cultura de maneira geral em nosso município.
Para tornar pública essa nossa conversa e minha indignação envio cópia desta a imprensa local, e a minha lista de contatos afim de que fatos como esses sejam de conhecimento público e que não voltem mais a ocorrer aqui em nossa cidade, pois como lembrei ao Secretário quando me foi permitido dada a sua cólera, ele é um servidor público em prédio público tratando com cidadãos e trabalhadores, tenho certeza que essa não é a pauta do seu mandato e tenho certeza também Sr. Prefeito que o senhor aproveitará esse evento para tratar a cultura de uma forma mais próxima, lembre-se que a cultura é algo vivo, pulsante e que necessita de arejamento e novas idéias, torço sinceramente para que o Senhor entre para a história como o prefeito que realmente mudou esse panorama e volto a lhe lembrar da importância de termos uma Lei de Incentivo a Cultura Municipal e de políticas publicas efetivas para a cultura.
Despeço-me com um cordial abraço, votos de felicidade e de bom trabalho a frente do poder Executivo Municipal.
Alexandre Mattos Meireles
(53) 84120551
msn aretrato@terra.com.br
mattos.alexandre@gmail.com
www.maisdemesa.blogspot.com

18 comentários:

  1. De um patrão de CTG - antes que alguém me diga alguma coisa, abomino mesmo o Movimento Tradicionalista - , infelizmente este é um tratamento de se esperar... Porém uma atitude indígna de alguém que ocupa um cargo público, que, como bem diz o Alexandre, é tanto meu quanto seu (aliás: quem paga o salário deste Sr.???)...
    Alexandre, estou contigo nessa, é preciso questionarmos a permanência deste indistinto-indigesto Sr. no cargo!

    Abraços solidários,
    Fabrício Tavares (Autor do texto do espetáculo "As Estações na Cidade").

    ResponderExcluir
  2. lindo texto como teu olho esquerdo!!
    a cada dia mais te quero.. obrigada por tanto me ensinar de mim de ti e da vida..
    beso con carinho
    tua
    Linda-Kan

    ResponderExcluir
  3. ahhhhh!! e o plágio "barro e sangue" da tua sogra foi perfeito!! adorei!
    beijo de janela
    Linda- Kan

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre! Bah, já sabia dessa história por outros meios "bloguísticos"... na verdade essa atitude do Sr. Secretario não me surpreendeu, infelizmente. Mas acho que estás certíssimo em colocar a "boca no trambone". Esse tipo de coisa não pode passar perpercebido e a comunidade de Pelotas deve unir suas forças e exigir mudanças.
    Desde longe a coisa parece ainda pior, como uma pessoa com esse caráter pode estar a frente de um cargo tão importante como a Secretaria de Cultura? Credo...
    Bom, vou te linkar lá nos favoritos do meu blog, assim fico por dentro dos acontecimentos culturais da nossa cidade. Abração e sorte, muita sorte por ai! :)

    ResponderExcluir
  5. pois é! que coisa hein????

    mas voce poderia me expllicar melhor este trecho?

    "Prefeito, eu sou tão dono quanto ele, talvez mais legitimo até, pois foi com barro e sangue negro, (o mesmo que corre em minhas veias) que essa cidade foi erguida."

    ResponderExcluir
  6. "tenho vivido meus últimos anos entre palcos, teatros, sets de filmes, estúdios de gravação, espetáculos, vans, ônibus e aviões,"

    talvez este seja um indicio por onde poderemos começar a localizar o problema, talvez se esteja perdendo o senso de realidade;

    "fomos buscar uma via saudável afim de tornar mínimo o nosso prejuízo, tentar remanejar alguma data e entrar em algum acordo amistoso com a Secretaria."

    o que seria mesmo esta proposta de minimizar prejuizos? os lucros tambem seriam divididos com o poder público?


    "a cidade pulsa e a cultura por essas plagas brota em qualquer espaço, canto, parede, até na umidade que nos é tão próxima, mas é necessário olhos atentos e boa vontade para enxergar."

    não será este ambiente retratado,"umidade", acrescento o frio, um espaço propício para a cultura do vírus da gripe A?

    não seria bom senso da produção, dada a realidade que estamos vivendo,cancelar o espetáculo antes mesmo da, tardia, iniciativa da prefeitura? ou isso não seria feito em nome da bilheteria?


    "Prefeito Fetter, no meu entendimento e com certeza no da maioria de meus pares, o Senhor Mogar não representa os nossos interesses nem está próximo do que eu espero de um secretário de Cultura, visto que suas idéias são ultrapassadas e pouco arejadas, quando existem, mas veja bem isso é uma opinião pessoal e um observação bem mais antiga do que o fato ocorrido na tarde de segunda-feira."

    buscando fugir do pessoal falemos politicamente, voce acredita que no governo fetter existe possibilidade de que se expresse suas concepções de cultura, ou de saúde pública,ou de educação ou enfim serão atendidos seus interesses?



    "tenho certeza que essa não é a pauta do seu mandato e tenho certeza também Sr. Prefeito que o senhor aproveitará esse evento para tratar a cultura de uma forma mais próxima, lembre-se que a cultura é algo vivo, pulsante e que necessita de arejamento e novas idéias, torço sinceramente para que o Senhor entre para a história como o prefeito que realmente mudou esse panorama e volto a lhe lembrar da importância de termos uma Lei de Incentivo a Cultura Municipal e de políticas publicas efetivas para a cultura.
    Despeço-me com um cordial abraço, votos de felicidade e de bom trabalho a frente do poder Executivo Municipal."

    ademais de verdade é mesmo de se estranhar que tal tratamento tenha sido dispensado a quem demonstra tanta certeza e tanto torce pelo sucesso desta administração; a quem tem com o chefe do executivo local uma relação tão "cordial". será aquela cordialidade a qual se refere Buarque de Holanda?

    ResponderExcluir
  7. http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1083653-7822-O+MUNICIPAL+ESTA+EM+CRISE+E+RICARDO+PRECISA+DE+AJUDA,00.html

    Esse episódio me lembrou uma passagem da recente serie global SOM&FURIA onde uma funcionaria do ministério da cultura recebe o dir. do Teatro Municipal em um corredor e com evidente impaciência em ouvir seu pedido de verba usa como argumento a "malária"... Contra uma epidemia fica difícil argumentar...
    Talvez por estar absorto eu seus problemas específicos (palcos, teatros, sets de filmes, estúdios de gravação, espetáculos, vans, ônibus e aviões)não tenha percebido que uma epidemia real toma nossa região como preferencial.
    Inclusive o DP trouxe uma serie de reportagens históricas sobre epidemias (A epidemia tem cor) que por aqui passaram atingindo preferencialmente o povo que descende das senzalas do charque... que construíram essa cidade com “barro e sangue”. Concordo que o Sr. Mogar Xavier esta longe de ser o que se espera um secretario de cultura. Assim como esta cidade esta longe de ter um plano Municipal de cultura. Mas a discussão aqui é outra.
    E nesse episódio especifico a epidemia esta em primeiro plano. E é preciso considerar os desdobramentos de uma epidemia para todos os setores. E cada setor tomar as providencias cabíveis pra um momento atípico que envolve o cotidiano de todos e consome uma verba extra no seu tratamento preventivo. para que não se torne uma nova gripe espanhola ou varíola que deixou marcas profundas na nossa cidade. Mais precisamente na periferia da nossa cidade...

    ResponderExcluir
  8. Sr. Anônimo.

    Surpreende-me a sua incompetêcnia como "analista do discurso"! O Sr. por acaso conhece esta disciplina?
    Agora falando sério, mas não sem alguma ironia: qual é mesmo o seu senso de realidade? Estaria ele pautado pelos alardeamentos da grande mídia? Ou quem sabe ele estaria pautado por ter a gripe-A atingido o Paço Municipal?
    Em meu entendimento a gripe-A é uma realidade, e a prefeitura tomou medidas sérias de cuidado com a população, mesmo que um pouco tarde no caso do Sr. Mogar...
    No entanto, a carta do Sr. Alexandre não parece questionar atitudes em relação à saúde pública do município e sim atitudes em relação às pessoas que procuram na Secretaria da Cultura - diga-se de passagem: um órgão PÚBLICO - uma parceria para a realização de seu projetos de trabalho no campo das artes.
    E isto, uma atitude destemperada como a que o Sr. Alexandre descreve em sua carta, meu caro Sr. Anônimo, precisa sim ser questionado, pois nos últimos tempos poucas idéias (ou quase nenhuma) ventilam os ares-encanados dos casarões da úmida e fria Pelotas.
    Gostaria de lhe perguntar ainda: a qual dos Buarque de Holanda o senhor se refere? Ao Sérgio ou ao Chico? Desculpe pela minha ignorância, mas não compreendi a sua ironia... Apenas percebi que o Sr. tenta (de algum modo) justificar a atitude do Sr. Secretário da Cultura: como se diferenças de concepções políticas pudessem justificar e dar margem a maus tratos nas relações com o público!

    Para encerrar meu comentário, deixo algumas perguntas também ao Sr. Mogar, Secretário da Cultura de Pelotas:

    1. O Sr. considera (como o Sr. Anônimo) que aqueles que se ocupam das artes - que passam seu tempo em sets de filmagem, em palcos ou em vãs, desconhecem ou vivem longe da realidade? (Em caso de resposta afirmativa, esclaressa o seu conceito de "realidade", por favor!)

    2. Quais são as suas diretrizes políticas-filosófico-sociais para a pasta da cultura em Pelotas? (pergunta simples e objetiva)

    3. (Complementando a perunta anterior) Qual o seu conceito de "cultura"? E qual a relação entre ele (o seu conceito!) e a educação (como um projeto maior que inclui também as artes)?

    Atenciosamente,
    Fabrício Tavares (Autor do texto do espetáculo "As Estações na Cidade")

    P.s.: abraços ao Alexandre e ao Caio!!!

    ResponderExcluir
  9. faço minhas as palavras do fabricio!!
    e quero agradece-lo pela sua lucidez e bom uso das palavras!!
    abraço ao fabricio, ao alexandre e ao caio!
    Linda-Kan

    ResponderExcluir
  10. parece que a gripe A só transita na cultura e na educação!! no comercio e bancos acho que ela não entra, por isso permanecem abertos!!
    ou será que ela serviu pra liquidar ainda mais com os mexicanos em favor dos capitalistas?!!
    Linda-Kan

    ResponderExcluir
  11. Espero que nenhum dos senhores tenha a infelicidade de contrair esta doença. Desacreditar a OMS, desconsiderar os fatos, os noticiários, é sem dúvidas lamentável. Nenhum órgão oficial noticiou que a gripe acaba dia 17 de agosto, esta data foi a princípio definida, em função do calendário escolar, é a data limite para que o ano letivo encerre ainda em 2009. É claro, que se o contágio e a evolução da doença não regredirem neste período, as autoridades deverão estender os prazos de suspensão por um período mais longo. Compete ao Município zelar pela saúde, segurança e assistência pública, bem como tomar medidas que impeça a propagação de doenças transmissíveis, essas medidas estão sendo tomadas, escolas públicas, escolas privadas e universidades estão sensibilizadas e adotaram a suspensão. Quanto às aglomerações em filas, ônibus, etc... Cabe a cada cidadão ter consciência dos riscos, e conhecer as formas preventivas largamente divulgadas na mídia.
    Os senhores têm que buscar informação para poderem criticar com autoridade as atitudes tomadas pelo executivo, que estão apoiadas em lei federal (8080/90). Não obstante à lei, o bom senso nestes casos deve estar acima de decisões autoritárias. O primeiro caso de gripe A foi registrado no Rio em 07 de maio, em nosso estado o primeiro óbito foi em 28 de junho, hoje são 25 óbitos em pouco mais de 30 dias. No Brasil 76 mortos. O número de mortos pela gripe suína no México, epicentro da pandemia da doença, até o momento são 142, para uma população de 110 milhões e em um período de 5 meses. No Brasil com uma população de cerca de 190 milhões foram registradas em pouco mais de um mês 76 mortes, o que se leva a crer que no final de 5 meses, teremos mais de 400 mortes, uma proporção maior que a do México, onde tudo começou. Baseado nestes fatos creio que a medida preventiva tomada pela secretária da saúde é de extremo bom senso. No caso do Sr. “Produtor cultural”, acredito que no contrato celebrado (se é que existe um) com a Secult, haja uma clausula elegendo um foro para discutir a quebra de contrato, cabe a ele procurar seus direitos pelos caminhos legais

    ResponderExcluir
  12. Caro Sr. Anonimo,
    Eu sou uma trabalhadora da saúde municipal, trabalho diariamnete no Centro de Especialidades onde por acaso devem se encaminhar os casos suspeitos. O Sr. acha que recebemos máscaras para trabalhar? O Sr. acha que a funcionária responsavel pela H1N1 trabalha protegida? Todos que quiserem podem constatar com os próprios olhos na esquina da rua Voluntarios com Santos Dumom.
    Então quem está desconsiderando a OMS?!!
    A Prefeitura esta zelando pela saúde de seus funcionários e suas famílias??
    Se o Produtor cultural vai buscar seus direitos legais eu nao sei, mas eu lhe garanto que buscarei os meus se for contaminada no meu ambiente de trabalho.
    E pergunto de novo a quem serve essa paralização? ao comercio? aos bancos? porque, me desculpem, mas essa prevenção da doença está um pouco equivocada.
    E a questão principal da CARTA ABERTA AO PREFEITO não se refere a tais medidas e sim à atitudes descabidas de um cargo de confiança!!
    Atenciosamente,
    Liza Gutierrez

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Nada se justifica quando se trata nos termos em que nossos colegas, trabalhadores da arte ( guerreiro, por sinal, em todos os sentidos),foram recepcionados para, quem sabe, resolver através de "uma via saudável" como o próprio alexandre diz, tentar remanejar alguma data...olha que coisa não!!!Realmente é uma atitude descabida de um cargo como este...meu Deus que ponto chegamos!!!
    ABRAÇO ALEXANDRE

    CAROL PINTO

    ResponderExcluir
  15. Caros senhores e senhoras,
    Sugiro a visualização desse video que explica muito bem o que ocorre em relação a gripe A!!

    http://www.youtube.com/watch?v=zhmKE0o5XMk

    Em relação a resposta do Sr. Prefeito ainda esperamos...
    Atenciosamente,
    Liza Gutierrez

    ResponderExcluir
  16. Parece que o Sr. Anômino não sabe ler nem argumentar. Vai ver foi por isso que não teve coragem de se identificar...

    ResponderExcluir
  17. Aeee ALÊ.. parabéééns pelo texto e pelo sincero desabafo.. é uma vergonha que Pelotas, uma cidade nacionalmente conhecida por sua cultura tenha um secretário tão aculturado e grossseiro. Parabéns pelo teu ( de meu conhecimento) incansável trabalho pela cultura e entretenimento de Pelotas!! beijo beijo e pé na tábua!!

    ResponderExcluir
  18. Sr Anonimo... nada justifica falta de educação, confere? Então estamos conversados.

    No mais, Alexandre, torço por um retorno positivo do caso e aguardo notícias. Esta carta foi encaminhada às autoridades interessadas? Obtiveste alguma resposta?

    Parabéns pelo "não-calar".
    Estou contigo... e, a propósito, diz pro Caio que eu conheço vocês! Hehehe...

    Beijos e abraços,
    Cissa Baini.

    ResponderExcluir