domingo, 6 de julho de 2008

Ainda Hamlet Sincrético ou "O resto é silêncio!"



Recebi do Gilberto Carvalho algumas fotos do espetáculo Hamlet Sincrético, que passou por Pelotas no dia 26 de Junho, pelo projeto Rio Grande no palco do SESC, ainda não havia escrito nada, pois aguardava as tais fotos, mas agora ei - las aqui no MAIS DE MESA, em alta resolução, bonitonas e gentilmente cedidas pelo Gilberto.

A peça teatral é encenada pelo grupo Caixa Preta, com sede em Porto Alegre, o Caixa Preta é um grupo de teatro formado por atores negros, existe desde 2002 e desde então tem viajado pelo Brasil a fora conquistando platéias e premiações.
Hamlet Sincrético é um espetáculo que já começa antes de seu início, quando a produção avisa que não será permitido sair nas próximas duas horas... Ok, sincreticamente correto, apesar de algumas reclamações ninguém arreda pé.

A corrente começa a se formar já na entrada do local de apresentação quando a platéia é conduzida pelo próprio Bará que na mitologia africana é o dono das chaves dos portais, encruzilhadas, caminhos e comércio, portanto, é dele a missão de abrir os trabalhos também no espetáculo que é uma adaptação da obra de William Sheakespeare e conta a história do príncipe Hamlet que teve seu pai assassinado por seu tio, que depois veio a casar com sua mãe para obter o trono da Dinamarca.

Xangô, por sua característica de busca pela justiça é o Orixá representado por Hamlet , Zé Pelintra, por sua conduta digamos amoral é representado por Cláudio, o assassino do próprio irmão a diversão fica por conta de Polônio, um ex-babalorixá que se converteu e virou um pastor evangélico que nega sua cultura.

Hamlet Sincrético é um espetáculo envolvente que por duas horas conduz a platéia não somente pelo sincretismo dos cultos afro-brasileiros, mas transita também pelo catolicismo, igreja quadrangular e cultura popular, destaque para a trilha sonora executada ao vivo pelos próprios atores, samba, rap, sotaque gaúcho, humor, tragédia, e uma excelente companhia depois de tudo isso, como escreveu o próprio Shakespeare, “O resto é silêncio”, eu ainda completaria com muitas lembranças e algumas fotos.

Flickr do Gilberto Carvalho

Trilha sonora da postagem: Silêncio

2 comentários:

  1. querido sultão,
    essas fotos estão ótimas!! mas bom mesmo foi ve-los ao vivo e em cores!! não canso de agradecer por teres me levado no melhor espetáculo que vi nos últimos anos!!
    gracias!!
    te echo de menos
    besos
    Reina de Copas

    ResponderExcluir
  2. Reina de Copas, eu é que agradeço por tão agradável companhia e pelos recuerdos que me proporcionaste.
    Besos
    Al Ale

    ResponderExcluir