sexta-feira, 17 de junho de 2011

XIII FICA DIA 3 - Diário de Bordo


XIII FICA - Diário de bordo

Ontem tivemos o segundo dia da mostra competitiva, a sessão foi no Cine Teatro São Joaquim, cinemão, tela grande, bastante gente para assistir.

Primeira sessão 14h00 às 17:45

O primeiro filme foi o holandes The Rainbow Warriors of the Waiheke Island.
Contado em dois tempos o filme mostra a trajetória e a coragem dos fundadores do Greenpeace lutando pelas causas ambientais quando isso ainda não era pauta.
O filme é uma justa homenagem à “Velha Guarda” do Greenpeace.

O segundo filme, foi o surpreendente A Terra da Lua Partida, produção brasileira rodada no Nepal. O Doc fala sobre os costumes e da luta dos mais velhos para manter a tradição, o desfecho é surpreendente.
O Desejo da Vila de Changhu (China), fala da falta de agua e recursos em um povoado chines, e da necessidade dos mais jovens terem que deixar o local onde moram.

Nourrir L'animal (Alimentar a besta).
Mostra imagens de uma fábrica de reciclagem de papel.

O penúltimo filme, Diga 33 é uma denuncia das condições de trabalho dos trabalhadores das pedreiras de Pirinópolis, Goias.

Marcovaldo foi o último filme da tarde e narra 24 horas de um cidadão brasileiro.
Mais em:
www.moviolafilmes.com

Segunda sessão
18h00 - 20h50
La moneda, uma produção Brasil- Chile mostra um retrato contemporâneo do Chile. O Doc mostra, a queda de Allende, a ditadura, a exploração das Transnacionais.

2012, Time for change BRASIL/EUA - As profecias Maias sobre um apocalipse em 2012, são o ponto de partida desse filme que mostra soluções para a crise da àgua e dos combustiveis, já articulamos uma exibição em Pelotas.
O plantador de quiabos
Tragicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para aumentar a sua produção (o diretor é meu colega de quarto).

Teia do cerrado, aborda a relação entre a diversidade cultural e a biodiversidade e mostra oficio das senhoras fiandeiras e tecelãs.
Hoje segue a maratona de filmes, bueno vou lá pois já tá na hora do debate, depois conto como foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário