quarta-feira, 8 de abril de 2009

Julieta Venegas


Julieta Venegas é uma cantora mexicana.
Nascida nos Estados Unidos, Julieta cresceu e viveu toda sua infância em Tijuana (México), onde começou seus estudos musicais. Sua primeira turnê foi com o grupo Chantaje que combinava o Ska e o Reggae. Com 22 anos foi para a Cidade do México, onde combinou a composição para o teatro com música ao vivo, primeiro com a banda chamada Lula, posteriormente com La Milagrosa e, a continuação, já como Julieta Venegas.
Seu primeiro álbum como solista, gravado em Los Angeles, data de 1997 e reúne 5 anos de trabalho. Em 2005 foi nomeada para Grammy de melhor álbum de rock latino, e ganhou o Prêmio Latino Revelação da Academia de Música da Espanha. Com três trabalhos discográficos solos no mercado (em 2005), "Aquí", "Bueninvento" e "Sí", Venegas estabeleceu uma estreita relação com a Espanha e colaborou com músicos deste país, como Pedro Guerra, Enrique Bunbury, Pau Donés, Mastretta e Víctor Manuel.

Compositora versátil, já escreveu também música para o teatro e o cinema. Em 2006 foi nomeada para quatro categorias dos Grammys incluindo melhor álbum do ano, com “Limon y Sal”. Ganhou na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa. Em 2006 participou do Acústico MTV gravado pelo cantor brasileiro Lenine. Em 2008 gravou seu disco MTV Unplugged onde entre outros canta junto com Marisa Monte.

Teve participação no álbum tributo a Andrés Calamaro entitulado Calamaro Querido! (Cantando Al Salmón) lançado no ano de 2006. Neste álbum duplo interpreta a primeira canção do volume 1 entitulada Sin Documentos. A mesma versão desta música pode ser encontrada no seu álbum solo Limón y Sal lançado neste mesmo ano.

MAISJULIETAVENEGAS
http://www.youtube.com/watch?v=0v92OsaD40w

Nenhum comentário:

Postar um comentário